sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Halloween..

A palavra Halloween  tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

Objetos:

A abóbora - simboliza a fertilidade e a sabedoria

A vela - indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

O caldeirão - fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

A vassoura - simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

As moedas - devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

Os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.

A aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

O morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.

O sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

O gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso

Cores:

Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.

Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.

Roxo - cor da magia ritualística.
 






quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DATAS COMEMORATIVAS DA ESPANHA

1 Enero
Año Nuevo (Ano-Novo)

6 Enero
Reyes (Dia de Reis)
14 Febrero
Día de San Valentín (Dia de São Valentim)
Conta a lenda que Valentim era um padre romano que, no século III d.C., casava, em segredo, os jovens pares de namorados. Após descoberto, permaneceu preso até o dia em que foi decapitado, a 14 de Fevereiro de 270. Nesta data, comemora-se o Dia dos Namorados na Espanha.
19 Marzo
Las Fallas de Valencia (As Falhas de Valência)
No mês de março, depois de prepará-las durante todo o ano, Valência se transforma para viver as Fallas. Por uns dias, as ruas da cidade se enchem de figuras gigantescas, verdadeiras obras de artesanato que competem em criatividade e espetacularidade. Esta é uma das mais tradicionais festas da Espanha. Cada bairro constrói sua Falla (espécie de boneco gigante, com até 10 m de altura, semelhante a um carro alegórico) que critica ou relata a vida e os custumes espanhóis. No penúltimo sábado de março, é realizada a festa principal, onde uma das Fallas é eleita a melhor do ano, e todas as demais são queimadas.
1 Mayo
Día del Trabajo (Dia do Trabalho)
15 Agosto
Asunción de la Virgen (Assunção da Virgem)
O dogma da Assunção refere-se à Mãe de Deus que no fim de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial. A festa religiosa é celebrada em muitas aldeias e cidades da Espanha.
12 Outubro
Día de la Hispanidad (Dia da Hispanidade)
Data festiva na qual se comemora o dia nacional da Espanha. Foi em 12 de Outubro de 1492 que Cristóvão Colombo, à frente de uma armada espanhola, descobriu a ilha de Guanahani (Bahamas), convencido de que tivesse chegado à Índia. Na verdade, descobrira um novo continente, posteriormente chamado América, em referência ao navegador italiano Américo Vespucio. A descoberta da América foi muito importante para a Espanha, pois possibilitou a expansão da língua e da cultura espanhola nas novas terras. Em Madrid, a celebração do Dia da Hispanidade costuma ocorrer na Praça de Colón, em que o Rei, juntamente com a Família Real espanhola e os representantes do poder de estado, assistem ao desfile militar.
1 Noviembre
Día de Todos los Santos (Dia de Todos os Santos)
6 Diciembre
Día de la Constitución (Dia da Constituição)
No dia 6 de dezembro de 1978, aprovou-se a atual constituição espanhola, norma jurídica suprema no país. Foram contabilizados mais de 80% dos votos a favor, através de um referendo.
8 Diciembre
Inmaculada Concepcíon (Imaculada Conceição)
Os espanhóis são muito devotos à Maria. A Imaculada Conceição é tida como padroeira e protetora da Espanha. Nesta data, tem-se feriado religioso no país.
25 Diciembre
Navidad (Natal)
28 Diciembre
Día de los Santos Inocentes (Dia dos Santos Inocentes)
O dia dos Santos Inocentes faz referência ao episódio bíblico das crianças mortas por ordem do Rei Herodes, com o intuito de exterminar o recém-nascido Menino Jesus.
Atualmente, nesta mesma data tem-se na Espanha o "Dia das Bromas". Trata-se de uma data semelhante ao Dia da Mentira, que no Brasil festeja-se em 1° de abril.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011


E aí gelerinha!!!! Aí vai uns videos, um pouco do lado bom do espanhol... de cantores que não são muito conhecidos mas as musicas são ótimas:


 



 

 Pessoal esse não é o oficial da Jaci Velasquez (AVÁ'), mas prefiri esse, pois tem a tradução...



E esse para vocês treinarem a pronuncia do espanhol



Espero que tenham gostado!!